terça-feira, março 22, 2016

SERÁ UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O 7 DE ABRIL QUE SE APROXIMA?

Eu já contei aqui neste no Diálogo sobre Moçambique, dois casos que aconteceram em Nampula e que tive que intervir.
1. Uma turista é atacada por jovens na feira em Nampula que localizava em frente da Catedral, com alegacão de que ela tinha saia curta. Dos homens a socorrê-la fui eu e um amigo que vinha da Holanda mas também natural de Nampula, o resto foram tantas mulheres.
2. Precisamente em Muatala, eu vindo donde acompanhava a uns amigos, ouvi uma mulher a chorar e vindo para o lado onde eu estava. Afinal dois moços lhe seguiam para lhe violarem sexualmente. Pedi-lhes para pararem e me explicarem do que se passava. Felizmente, os jovens pararam e disseram-me que iam violar sexualmente a moça porque é o que ela queria ao andar de noite. Fiz-lhe algumas perguntas como, se eles também podiam ser violados porque andavam de noite. Esta entre outras perguntas... Durante a conversa com os moços, a jovem conseguiu fugir.
Ora, tudo isto acontece devido à educacão que nós homens recebemos em casa, na sociedade, como é okhalawai (ritos de iniciação masculina) e mesmo em instituições públicas como escolas que dão o direito aos homens de decidirem sobre a mulher, sobre o que é bom ou não para elas, o direito de violá-la, etc. Apesar da longa luta pela igualdade entre homens e mulheres ainda são poucos os homens que respeitam a mulher, poucos homens que aceitam que a mulher tem o direito de decidir por si. Etc. etc. É notável isso nas conversas entre homens e até há mulheres incluindo académicas, de carreira, dirigentes, que já cederam. Nas escolas, nos locais de trabalho, não há debates sobre a igualdade entre os homens e mulheres.


Será esta uma reflexão para o 7 de Abril que se aproxima? Depende de todos nós, mulheres e homens. 

Sem comentários: